Lição 1: Apresentação geral do alfabeto árabe
Nesta primeira aula apresentamos todas as letras árabes, de maneira breve, e ao longo das próximas unidades retomares sua abordagem de forma mais detalhada para que o aluno seja capaz de escrever, identificar a forma, ler e pronunciar as letras de maneira correta, pois, a escrita é da direita para a esquerda.
O alfabeto árabe é constituído por 28 consoantes (letras) e 3 vogais.
A) – Consoantes
أ ب ت ث ج ح خ
د ذ ر ز س ش ص
ض ط ظ ع غ ف ق
ك ل م ن ه و ي
B) – Vogais
- As vogais
Na língua árabe, as vogais “a, i, u” são denominadas por “movimentos curtos” (الحَرَكَاتُ القَصِيْرَةُ), transliterado como (Al-harakaatul cassuiirah).
Diferentemente da língua portuguesa, as vogais árabes são sinais escritas em cima ou embaixo das consoantes (letras). Que são, nomeadamente (1) Vogal fat’hah; (2) Vogal kassrah e (3) Vogal dammah. E entre as características peculiares do idioma árabe está o fato de não possuir duas vogais: e, o. Não possui, também, letras de forma, maiúsculas e minúsculas. Para diferenciar algumas letras semelhantes, são usados pontos, exemplo: ح – خ – ج
Eis as vogais curtas
(1) Fat’hah equivale a vogal (a) em português
(2) Kassrah equivale a vogal (i) em português
(3) Dammah equivale a vogal (u) em português
A letra (ب) (B), por exemplo, é uma consoante muda e para formar sílaba, devemos uni-la com uma vogal. Tal como acontece na língua portuguesa, uma sílaba, no idioma árabe, é constituída por consoante e vogal.
As próximas 8 lições têm como objetivo: aperfeiçoar a escrita das letras, conhecer e identificar o formato delas quando estão no início, meio e fim da palavra e a pronúncia correta.
Lição 2: abordagem sobre as letras ب ت ث
Lição 2: abordagem sobre as letras ب ت ث
Lição 3: abordagem sobre as letras ج ح خ
Lição 4: abordagem sobre as letras د ذ ر ز
Lição 5: abordagem sobre as letras س ش ص ض
Lição 6: abordagem sobre as letras ط ظ ع غ
Lição 7: abordagem sobre as letras ف ق ك ل
Lição 8: abordagem sobre as letras م ن ه ي